quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Clima subtropical

Clima subtropical

O clima subtropical é característico (mas não exclusivo) das áreas geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20 °C e em que a temperatura mínima do mês mais frio nunca é menor que 0 °C.

Ocorrência no Brasil

O clima subtropical predomina ao sul do Trópico de Capricórnio, mais precisamente entre os paralelos 23º27'30'' e 35º, a chamada zona subtropical. Compreende as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, a região do Vale do Ribeira, o extremo sul do Mato Grosso do Sul e os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por temperaturas médias anuais inferiores a 21 °C, com amplitude térmica entre 9 °C e 13 °C. Nas áreas mais elevadas, o verão é suave e o inverno é mais frio, com nevadas ocasionais. Nas áreas mais baixas, a neve é rara ou nunca registrada, mas fortes geadas podem atingir toda a área de abrangência deste clima. Chove entre 1.000 mm e 2.000 mm anualmente, de forma bem distribuída ao longo das estações.
Nestas áreas mais ao sul do Brasil, o clima subtropical é representado pela Classificação climática de Köppen-Geiger como Cfa ou Cfb. O primeiro é o subtropical com verões quentes (ou tépidos), cuja temperatura do mês mais quente é superior aos 22 °C, enquanto a segunda sigla corresponde ao clima subtropical com verões amenos. O clima Cfa pertence às regiões mais baixas, enquanto o clima Cfb corresponde às áreas de maiores altitudes.


A vegetação nas áreas de clima subtropical é diferente conforme a altitude do local. Nas partes mais altas, ocorrem os bosques de araucárias. Nas planícies, há a predominância de campos, com vegetação rasteira de gramíneas, denominados pampas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário